Mensagem do Presidente / President's Message

Bem-vindos!

Para este Clube, que nasceu na cidade de Lisboa, a nossa querida e inspiradora capital, escolhemos o nome de International Club of Portugal. Em tempos remotos, os nomes significavam uma frase ou um conceito descritivo da personalidade desejada ou adquirida pela pessoa que o possuía. Por vezes, identificavam até um pormenor físico característico dessa pessoa. Nesse sentido, temos o exemplo de Cláudio, o imperador romano. Se, por um lado, o nome Cláudio significa “coxo”, característica física que, de facto, possuía, por outro, foi-lhe concedido o nome de Augusto, que significa Majestoso, nome que era concedido aos imperadores romanos, funcionando até como título. Assim reflecte, o nome do nosso International Club of Portugal, o seu objectivo principal: juntar a diversidade, gerar criatividade a partir das pessoas, instituições, países e continentes diferentes.

O Espírito, interior, inerente, subjacente, invisível, é manifestado por acções bem visíveis, externas, que se pautam por uma firme convicção de que, por não termos nacionalidade fixa, não temos credo herdado ou escolhido, não temos classe social quando assumimos o papel de anfitriões, seremos maiores. Maiores, não no sentido competitivo, mas no sentido da amplitude, de vontade de presença.

A nossa Sede é o Mundo. O Mundo? Mas…não é Portugal? É em Portugal, é verdade… mas nós teremos a ousadia de levar Portugal para todo o mundo, para fora da Europa, e vamos levá-lo, com todas as honras a que tem direito, numa mega digressão através dos continentes, das culturas, dos povos.

Manuel Ramalho